COVID-19: uma convocação para a transformação digital

Imagem em destaque

A COVID-19 é uma tragédia mundial com implicações profundas e duradouras para toda a humanidade e para a economia global. À medida que o novo coronavírus se espalha pelo mundo, países e organizações enfrentam perdas humanas e financeiras.

Não está claro ainda quanto tempo poderá durar essa Pandemia, pois não há uma vacina para combatê-la e nem sequer um tratamento médico eficaz, que possa retardar ou impedir os efeitos deletérios da doença sobre o corpo humano.

O que está claro é que o COVID-19 impactará, drasticamente, a maioria das empresas por meses e, provavelmente, por anos. Os efeitos econômicos da Pandemia dificilmente serão de curto prazo, devendo as organizações estarem preparadas para sobreviver e prosperar no longo prazo.

As empresas precisam desenvolver a resiliência operacional, de modo a enfrentar e superar uma nova realidade. Neste aspecto, a Pandemia da COVID-19 descortinou a urgência  da transformação digital, forçando as organizações a acelerar essa transição no meio do caos.

Dentre os impactos negativos do COVID-19 para a maioria das empresas, podemos destacar: (1) a impossibilidade de visitar clientes; (2) a queda significativa nas receitas; e (3) a incapacidade de retomar atividades regulares imediatamente. Por outro lado, há também os impactos positivos, destacando-se: (1) a evolução do trabalho remoto e colaborativo; (2) o reconhecimento entre os colaboradores e parceiros da importância da transformação digital e da tecnologia da informação; e (3) a imprescindibilidade da presença online para a própria sobrevivência do negócio.

O valor dos canais digitais passou a ser óbvio para empresas de todas as regiões do Brasil. O país é continental e a presença digital pode cobrir porção relevante do território nacional, especialmente nas áreas urbanas e mais adensadas. Infelizmente, muitas empresas ainda exigem que os usuários e os clientes visitem seus espaços físicos para realizarem transações de rotina, que estão inviabilizadas em razão da necessidade do isolamento social. No entanto, à medida que as empresas evoluem para se tornarem mais digitais, novas interações passarão a ocorrer nas telas de celulares e computadores; e não mais pessoalmente.

As organizações que habilitaram os seus negócios na internet estão em posição privilegiada para enfrentar essa Pandemia, tanto no curto quanto no longo prazo.  O COVID-19 está empurrando a transformação digital para a linha de frente das organizações.

A nova era digital já havia começado para muitas organizações. A COVID-19 marcará para sempre a História da Humanidade por diversos motivos, demarcando, especialmente, o fim da era “exclusivamente analógica”.

FASE DA STARTUP

Ideia
Tração
PME's