A pandemia da COVID-19 antecipou a migração das vendas em lojas para e-commerce

Para muitos especialistas em vendas e comércio digital, a pandemia de Covid-19 antecipou de forma acelerada, a tendência de migração de lojas para o e-commerce.
Esta teoria foi reforçada pelos resultados apresentados pela Ebit Nielsen, uma empresa global de mensuração e análise de dados, em seu relatório semestral sobre e-commerce, o Webshoppers. O documento, que está em sua 41ª edição, apontou que as compras através de plataformas eletrônicas cresceram 48% nos quatro primeiros meses de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Com base neste resultado, a empresa SEMrush, marca especializada em marketing digital, investiu em um levantamento de tráfego de acessos, ranqueando os 10 e-commerce mais acessados pelos brasileiros, desde o começo de 2020.
A análise mostrou que as lojas Americanas são líderes de tráfego no país, registrando um crescimento de 37% entre janeiro e abril de 2020, totalizando 183 milhões de acessos no mês passado. Em seguida no ranking aparece a Magazine Luiza, que alcançou um aumento de 50% no mesmo intervalo, de 65 milhões para 98 milhões de acessos, entre o começo do ano e o último mês.
Fechando os três primeiros colocados está a plataforma Elo7, um portal que registrou em janeiro 64 milhões de acessos e em abril chegou aos 87 milhões. De acordo com a SEMRush, esse destaque pode ser explicado graças a característica do portal oferecer produtos criativos, de pequenas e médias empresas, apontando uma tendência de estímulo a estes empresários, além do consumo de produtos como máscaras de tecido.